Saturday, March 15, 2008

Mais mexidas no Governo de Armando Guebuza

Quero patilhar, com todos os interessados, o guião de perguntas desenhado para orientar um debate radiofónico na capital moçambicana.

Na segunda-feira (10/03/08) fomos mais uma vez deleitados por uma noticia sobre mexidas no Governo de Armando Guebuza. Não sendo novidade para ninguém resta-nos apenas esperar pelos comentários que se possam fazer em torno disso. Mas antes de tudo é preciso termos em conta que não existe um modelo expecífico de Governação, sendo assim, cada um é livre de Governar como achar melhor desde que não ponha em causa os interesses nacionais e patrióticos.
Uma das diferenças marcantes entre o Governo de Chissano e de Guebuza é que no primeiro apostou-se provavelmente em dirigentes vitalícios e no segundo quebrou-se com esta regra. Numa entrevista concedida ao programa televisivo Com a Imprensa (passado na TVM), Guebuza afirmou que compara a sua Governação a uma partida de futebol onde o treinador vai substituindo os seus jogadores em função das circunstâncias do momento. Sendo assim fica mais claro ainda que no modelo de governação do actual chefe de Estado não há espaço para cargos vitalícios.

Questões para Debate:
· Que comentários faz sobre as actuais mexidas no Governo?
· Consegue compreender algum critério usado para as exonerações e nomeações dos ministros, magistrados e outros dirigentes?
· Em termos de Ministérios que sofreram comentários negativos em relação ao seu desempenho constam o da Defesa, do Interior, e talvés o da Saúde embora este último divida opiniões. O que existe de comum nestes ministérios é que os seus responsáveis não foram mexidos apesar de contribuirem negativamente para a opinião pública.
. Quer tentar explicar as razões disso?
· Um jornalista do ex- Embondeiro disse para uma estação televisiva que haviam certos ministros que não mostravam trabalho algum uma vez que raras vezes eram vistos na midia. Na sua opinião tais ministros deveriam ser exonerados para darem lugar aos que trabalham e mostram trabalho. Alguns dos Ministérios visados foram o das Pescas e o da Mulher.
. Acha que o desempenho de um ministro e do seu elenco mede-se pelo número de aparições públicas através dos órgãos de comunicação social?
. Aparecer muitas vezes na media é sinónimo de boa prestação de serviços, de muito empenho e dedicação no trabalho?
. Através da imprensa os governantes podem cultivar o impressionismo no lugar de trabalharem efectivamente. Que é que acha sobre isso?
. Quando governador, Felicio Zacarias já foi muito aclamado pelo povo. Actualmente como ministro talvés a situação tenha mudado. Não será consequência de avaliar a competência pelo número de aparições na media?
. Acha que os melhores resultados na governação poderão ser alcaçados com a substituição constante dos ministros?
· Há quem diga que a imprensa é o Terceiro Poder. Consegue encontrar alguma influência que a imprensa exerceu para a exoneração de alguns dirigentes do Governo de Guebuza?
· Se lhe pedissem opinião sobre a pessoa à conduzir para o cargo de Mistra da Justiça; à quem votaria entre a Benvinda Leví e Isabel Rupia? Porquê?
· É muito bom estimular aos que trabalham e mostram vontade de o fazer. Mas é preciso ver como estimula-los de modo a não desestruturar o sistema. Não parece mau dizer que Paulo Zucula cresceu no INGC. Sendo assim, a sua retirada para um outro sector por competência que terá mostrado, não acha que poderá criar uma grande lacuna no INGC?

1 comment:

Anonymous said...

booksambo.blogspot.com is very informative. The article is very professionally written. I enjoy reading booksambo.blogspot.com every day.
calgary payday loan
cash advance